terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

A minha primeira postagens não podia de ser outra a não ser dedicada aos camaradas comandos que partiram hoje para o Afeganistão. Camaradas esta é só mais uma missão a qual muitos de voz já o fizeram mais vezes,desejo-vos muita sorte,e vocês familiares e amigos vamos sorrir e enchermos de orgulho,porque tem um filho ,pai ,marido ou um amigo comando,e um comando não é qualquer um,um comando é só para quem pode um grande abraço a todos. mama sume

1 comentário:

Anónimo disse...

Dia 27 de Fevreiro de 2007, mais um dia na História dos Comandos de Portugal.
No AT 1 - Aeródromo de Transito nº. 1 de Figo Maduro, os Comandos concentraram-se para a partida rumo a mais uma Missão no Afeganistão.
A hora foi de alegria e tristeza para os militares da 2ª CCMDS "Os Escorpiões". Alegria porque vão cumprir uma Missão para a qual sem questões, se prepararam afincadamente.Tristeza porque se separam das famílias,pais, filhos, mulheres ou namoradas.
É a terceira que os Comandos partem para o Afeganistão, cumprindo o que o Governo de Portugal lhes ordena.
Alguns são repetentes,, pela terceira, pela segunda vez, outros recém Comandos estreiam-se nestas andanças.
Para lá das questões políticas da Missão, só interessa aqui realçar que partem bravos soldados com a alma Lusa no coração.
A Associação de Comandos marca presença na cerimónia, como sempre.
O camarada Venâncio, porta - estandarte da Associação de Comandos, ostentando o peito recheado de medalhas interpela então o Cap.CMD Grilo (graduado em Major na cerimónia, antes de partir) com um gesto bem nosso conhecido, de outros tempos e de outras guerras:
- “Ficas fiel depositário deste isqueiro e quero que daqui a seis meses mo tragas de volta“. Gesto do maior significado entre os Comandos, que o Cap. Grilo recebeu com um sorriso. …
A cerimónia foi presidida pelo Major General Quesada Pastor, Comandante Operacional do Exército, que disse em alucução às forças em parada:
-“…A primeira mensagem é de confiança. Vocês constituem uma unidade coesa, bem treinada, bem equipada, bem instruída, com um forte espírito de corpo, portanto, com todas as condições para cumprir a missão que vos é destinada … O CEME e o Comando Operacional do Exército confiam no vosso desempenho.
"A segunda mensagem, é uma mensagem de esperança. Não posso deixar de vos ocultar que vão partir para uma operação que é uma missão militar e como tal tem riscos. Para além dos procedimentos, para além do cumprimento dos regulamentos e, enfim, de toda a técnica e táctica militar que irão empregar, também é preciso ter sorte. É essa sorte que eu vos desejo e peço a DEUS para repartir entre todos. A todos desejo uma boa viagem, uma boa missão e um bom regresso!”
Seguiu-se o embarque, depois do Grito dos Comandos que ecoou por três vezes como manda a tradição- "Mama Sume" (Aqui Estamos).
Assim diariamente, de novo, ecoará pelas terras desertas do Afeganistão o nosso "Código Comando", recordando o nosso camarada 1º sargento CMD Roma Pereira que tombou no cumprimento do dever, na 1ª Missão.
Uma saudação aos Pára-Quedistas que regressarão depois do dever cumprido.
Para todos os que partiram, para os soldados portugueses que compõem a Missão, Comandos ou não, para todos, deixo o lema dos Comandos:
"A SORTE PROTEGE OS AUDAZES"

Um abraço Félix

Mário Relvas