sábado, 21 de abril de 2007

Hospital Santa Marta

Amigos não sou pessoa de dizer que está tudo bem quando corre bem,mas tenho que dizer que um Hospital já centenário como o hospital Santa Marta esta de parabéns.
Desde o pessoa auxiliar,enfermeiros e médicos,são fantásticos,nunca me deixaram de dar apoio e explicarem todo o que a minha mãe tem , o que vai fazer,etc.
Sei que este é o trabalho desses profissionais,mas passado mês e meio fui acompanhar a minha mãe a uma consulta ,e fiquei de boca aberta pela simpatia de todos que se cruza-cem connosco.
Não quero dizer nomes para não me esquecer de ninguém,mas a equipa que operou,as enfermarias 2º e 3º pisos medica cardiologista do Francisco Xavier que a acompanha já a alguns anos,aos familiares e amigos em nome de minha mãe,minha irmã e meu ,o muito obrigado.
A válvula mitral encontra-se entre a aurícula esquerda e o ventrículo esquerdo. Esta válvula é constituída por duas pequenas portas ou folhetos. Estes folhetos inserem-se de cada lado da válvula e encontram-se no meio. Regurgitação, ou insuficiência mitral, verifica-se quando os folhetos da válvula mitral não se fecham de forma harmoniosa e o sangue volta para trás, para a aurícula, através da válvula. A estenose da válvula mitral acontece quando os folhetos não abrem completamente. A estenose mitral dificulta a saída do sangue da aurícula esquerda e respectiva entrada no ventrículo esquerdo.
A válvula aórtica encontra-se entre o ventrículo esquerdo e a aorta e é constituída por três folhetos. A aorta é o grande vaso sanguíneo que transporta o sangue do coração para o resto do corpo. Do mesmo modo que a válvula mitral, esta válvula pode ser afectada por estenose ou insuficiência.
O que foi feito em minha mãe,foi a substituição da válvula mitral e a aórtica por uma prótese e uns (remendos numa das aurícula)tudo isso aqui em Portugal,com a melhor equipamento que há para cardiologia e num hospital com cem anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Félix,

a minha mãe também foi operada ao coração de peito aberto no H. de S. João no Porto.

Folgo em saber que tudo evolui bem.

Abraços
MR