domingo, 29 de julho de 2007

Alerta as tomadas (fichas)

Venho alertar as pessoas para um risco que pode acontecer a quem adequeriu uma casa nova ,principalmente em urbanizações feitas a pressa. Cada vez mais vê-se incêndios em casas novas,e um dos motivos é o curto circuito. Bem passou-se no meu prédio,prédio ao lado,no de rua de cima etc. Em minha casa não aconteceu por estar em casa,e nos vizinhos,foi a tempo de avisar. O problema é que cada vez mais a gente a dizer que é electricista ,tem umas luzes e diz.se profissional,e os construtores dão-lhes empreitadas por ser mais barato,mas quem vai pagar vamos ser noz,quem compra as casas. por isso vou dizer e explicar um simples gesto que qualquer um pode fazer,e em segurança,porque é um trabalho fácil de resolver ou chamar alguém que o possa fazer. 1º Comece por desligar o geral (para não ter nenhuma surpresa) 2ºRetire a tampa do quadro dos disjuntares e um a um dei um aperto nós bornes de aperto dos fios (sentido dos ponteiros do relógio) 3º volte a por a tampo da mesma maneira que a tirou. com o quadro desligado vá a todas tomadas da casa . 1º tire o espelho e a base da tomada. 2ºdei um aperto nos bornes de aperto dos fios. 3º volte a por a base e espelho. Não comprem material eletrico sem ser com certificado de qualidade,Nada dos 300 nem chines,o barato sai muito caro. Ter atenção as tomadas e ao que vai ligar nelas,ex. (um aparelho de 16A só deve ser ligado a uma tomada de 16 ou mais Amp,numca menos. Todo o aparelho que tenha que se ligar com ligação a terra tem que ser mesmo,e muitos não o tem;Quantos é que tem um PC no quarto ? E normalmente os quartos não tem ligação a terra pelo que o chão e isolante(parkt,chão flutuante),mas os PC nessecitam da ligação á terra. Bem o melhor mesmo é contratar um verdadeiro electrecista(pesão a carta de profissional)eles tem que mustrar e pedir uma revisão. Agora uma opinião minha só segue quem quer. As lampedas ecnomicas não vão fazer grande diferença ao fim do mês na factura da edp eu acho que é tudo uma campaha de marting. Falarei delas mais tarde deixem o seu comentario ou mesmo informações que tenham ou queirão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Félix,

camarada é importante sensibilizar as pessoas.

Oração da serenidade

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras. "

Os que olhamos sem os vermos, os que vemos a padecer sem nada fazermos e dizermos. Os que vemos em sofrimento nas televisões, mas também nas nossas cidades, vilas e aldeias. Os que por vezes nos caluniam, nos perseguem.

Dai-nos forças, Senhor, para ter a capacidade de olhar e ver o nosso próximo. De aceitar a adversidade, de cabeça erguida. De ajudar quem precisa. De pedir ajuda quando necessário.

Dai-nos, Senhor, a capacidade da humildade e da preserverança.

Dai-nos, Senhor, humildemente, a serenidade de amarmos o próximo.

Abraço amigo

Mário Relvas